Com o curso da Faculdade Focus foi possível adquirir os conhecimentos necessários para que, no desempenho das minhas funções, eu possa aplicar em prol de um melhor atendimento à sociedade, permitindo maior segurança tanto para quem necessita, quanto para quem aplica.
Concluir o MBA na Faculdade Focus foi muito gratificante, pois possui docentes excelentes, material completo e um ambiente virtual de fácil acesso. Foi a realização de mais um sonho em minha vida. Muito obrigada a toda a equipe da Faculdade Focus.
Pesquisei se os cursos eram aprovados no MEC e sim, todos são. Além dos valores acessíveis, a didática e o formato das aulas e módulos são extremamente organizados, levando o aluno por uma trajetória de conhecimento muito satisfatório.
A experiência em concluir esta pós-graduação na Faculdade Focus foi muito positiva. Possibilitou aprofundar meus conhecimentos na área da Educação, obtendo assim um diferencial no currículo. O curso como um todo é de ótima qualidade, atendimento especializado e preço justo. Recebi a certificação no prazo combinado, recomendo!
Uma das profissões que nunca pode parar de estudar, é a de professor, principalmente quando o assunto é inclusão em sala de aula. Os materiais, as videoaulas, os PDFs são todos excelentes. E a emissão do certificado foi super rápida, em menos de 30 dias, recebi em minha residência.
Gostaria de parabenizar à equipe de professores, sempre muito atualizada e profissional! Os materiais didáticos são de primeira linha e o formato do curso nos possibilita estudar em horários próprios ajustados às nossas agendas e ritmo, além da rapidez nas respostas das dúvidas com a secretaria e todo o corpo técnico!
A psicopedagogia como área de estudo e seus pressupostos teóricos e técnicos. A instituição educacional e as possibilidades de intervenção no processo de aprendizagem de seus agentes. Propostas práticas de atuação da psicopedagogia no contexto da instituição educacional; a Teoria Geral dos Sistemas; subsídios para o desenvolvimento da formação do educador; relação do educado com o educando; relação da família com a escola.
A psicopedagogia como área de estudo e seus pressupostos teóricos e técnicos. A instituição educacional e as possibilidades de intervenção no processo de aprendizagem de seus agentes. Propostas práticas de atuação da psicopedagogia no contexto da instituição educacional; a Teoria Geral dos Sistemas; subsídios para o desenvolvimento da formação do educador; relação do educado com o educando; relação da família com a escola.
Conhecimento da neuropsicopedagogia aplicado à compreensão da aprendizagem e seus transtornos associados. Conceito e história da neuropsicopedagogia. Desenvolvimento da neuropsicopedagogia no Brasil. Objeto de estudo e áreas de atuação da neuropsicopedagogia. Ética e postura profissional. Diferentes autores e abordagens teóricas. Compreensão do processo cognitivo do homem desde os anos inicias, e principalmente as implicações na aprendizagem.
Contexto histórico do surgimento da Psicologia do Desenvolvimento. Correntes teóricas mais importantes, principais estudiosos e suas contribuições para esse campo do conhecimento. Fases do desenvolvimento humano, abrangendo os aspectos intelectuais, afetivos e sociais. Pressupostos teóricos da Psicologia do Desenvolvimento e as suas implicações no processo pedagógico. Contribuições da Psicologia na prática escolar cotidiana.
Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.
O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.
A disciplina tratará sobre a visão social e as novas possibilidades e olhares para o Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), Altas Habilidades e Superdotação; as características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD; definição e encaminhamentos em relação ao Autismo, à Síndrome de Rett e à Síndrome de Asperger; possíveis estratégias e recursos a serem oferecidos para os alunos com condutas típicas; definição e conceituação das Altas Habilidades e Superdotação; o papel da equipe pedagógica e a relação da escola com a presença e formação para os pais/responsáveis para a questão da inclusão; quais são as costuras? relevantes para que os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação consigam participar do meio em que vivem de maneira consciente para todos.
Principais teorias e teóricos da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Teorias inatistas, ambientalistas, interacionistas e sociointeracionistas. Práticas pedagógicas liberais. Pedagogia da Escola Nova. Práticas progressistas. A epistemologia genética e a contribuição de Piaget para a pedagogia. Teoria sócio-histórico-cultural da aprendizagem. A importância das ideias de Vygotsky. O afeto e a construção do conhecimento em Wallon. Contribuições de Emilia Ferreiro. Método montessoriano e materiais para o desenvolvimento. O método natural de Célestin Freinet. Método Paulo Freire. Contribuições de Madalena Freire. A aprendizagem em espiral de Bruner. Ausubel e a aprendizagem significativa. A teoria das inteligências múltiplas de Gardner. Perrenoud e a teoria das competências. Importância das teorias de aprendizagem na formação dos professores.
Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.
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Tem sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso nos Históricos Escolares que acompanham o Certificado.
O (TCC) não é um requisito obrigatório para a certificação da especialização, de acordo com o que determina o MEC na Resolução n° 1 de 06/04/2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.
Apesar da não obrigatoriedade, a matriz curricular possibilita ao aluno a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de forma optativa e com ônus.
O aluno poderá adquirir o Módulo do TCC após decorrido, obrigatoriamente, 90 dias do início do curso. Portanto, que fique claro, é requisito pedagógico cursar 3 meses da Pós, antes da Produção Científica.
Dessa forma, ao efetuar a compra da disciplina optativa, você terá acesso aos requisitos e arquivos de Metodologia Científica, que darão o suporte para a produção do TCC. O TCC proposto é um Artigo Científico, de no mínimo 12 páginas.
Optando pelo TCC, o prazo mínimo para conclusão do curso é de 6 meses e para as Pós-Graduações PREMIUM o prazo mínimo passa a ser de 8 meses. O curso passa a ter 80 h/a mais na grade curricular.
A média para aprovação é nota 6,0. As avaliações da Pós são realizadas ao final de cada Disciplina - são 10 questões objetivas com valor 10,0. Caso o aluno não atinja a média, pode realizar a prova substitutiva (Verificar tabela disponivel no Guia Acadêmico). No caso de tirar nota 6,0 ou mais, o aluno é APROVADO na disciplina e não pode realizar nova prova. O gabarito pode ser acessado sempre que o aluno atingir a média.
A carga horária é variável e está na descrição de cada curso. Mas, o tempo mínimo é de 360h.
Pós-Graduações:
Prazo mínimo: 4 meses
Prazo mínimo com TCC: 6 meses
Prazo máximo: 12 meses
Os documentos necessários são:
1) RG (carteira de identidade), NÃO É ACEITO CNH;
2) CPF;
3) Diploma de Graduação* (Frente e verso).
4) Comprovante de Residência.
*O aluno precisa ter concluído sua graduação e estar de posse do Diploma ou certificado de conclusão (que precisa ser trocado pelo Diploma até o final da Pós). O não envio dos documentos solicitados impede a emissão do certificado de pós-graduação.
O envio dos documentos é realizado após a conclusão do curso. Os documentos devem ser anexados na área de aluno. Todo esse processo ocorre no momento da solicitação do certificado. Os documentos devem ser anexados na área de aluno no link "envio de documentos", nos formatos .pdf, .jpeg ou .png. Siga as orientações descritas no link.
O prazo de deferimento dos documentos pela Secretaria Acadêmica é de 30 dias.
Uma vez deferido, o aluno irá receber um e-mail informando que seu certificado entrou em processo de registro e emissão.
Sendo indeferido o pedido, um e-mail é enviado com motivo pelo qual foi indeferido e um novo prazo de 30 dias para deferimento começa a correr após correção/anexo das informações faltantes.
Ao finalizar a especialização, o aluno deve solicitar o certificado digital, acessando na sua área de aluno o último módulo que se chama SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADO DE CONCLUSÃO e preencher todos os dados da planilha. Esse módulo ficará disponível somente após o prazo mínimo de conclusão da Especialização que é de 120 dias (4 meses), após o início do curso.
QUAL É O PRAZO DE ENVIO?
Após a solicitação do Certificado Digital feita pelo aluno, a Secretaria Acadêmica tem o prazo de 30 dias para avaliar se todos os requisitos exigidos foram cumpridos pelo aluno, e, estando de acordo, concede o DEFERIMENTO via e-mail. O prazo para envio do Certificado Digital é de mais 30 dias a contar da data do deferimento da Secretaria Acadêmica. O Certificado e o Histórico escolar Digitais serão enviados para o endereço eletrônico (e-mail), informado pelo aluno no cadastro de acesso à plataforma, sem nenhum custo adicional. Portanto, o prazo final da Secretaria Acadêmica para o envio do Certificado Digital é de 60 dias, sendo 30 dias para análise e deferimento e de mais 30 dias, para emissão e envio.
Caso o pedido seja INDEFERIDO, o aluno receberá o e-mail de indeferimento com a justificativa e solicitação de ajustes. O aluno deverá realizar os ajustes solicitados e realizar nova solicitação de certificado no SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADO DE CONCLUSÃO. A partir deste momento o novo prazo de até 60 dias começa a contar até a emissão e envio do certificado.
DATA DE CONCLUSÃO
A data de conclusão da especialização que constará no Certificado e no Histórico Escolar é a data em que o aluno preenche o formulário de solicitação de conclusão.
CERTIFICADO FÍSICO
O Certificado digital não tem nenhum custo adicional, no entanto, caso o aluno opte pela solicitação do certificado físico, este terá um valor que deve ser consultado no Guia Acadêmico dentro de sua área do aluno. O pedido neste caso será feito na mesma planilha de Solicitação de Certificado de Conclusão e, o que pode variar é o prazo de entrega que será feito pelos Correios.
O código de rastreio será encaminhado automaticamente em até 48 horas para o e-mail, após o despacho do documento que será realizado via Carta Registrada.
Basta preencher a planilha e clicar em ENVIAR, e aguardar os prazos descritos anteriormente.
*Atenção: lembre-se de consultar sua caixa de spam ou lixo eletrônico, pois os seu certificado digital poderá ser direcionado para estas pastas.
O curso conta com uma equipe especializada de tutores responsáveis pelo seu acompanhamento no decorrer das disciplinas.
O suporte pedagógico ofertado pelos tutores ocorre via email: O atendimento é de segunda a sexta-feira das 9h às 18h. O prazo de resposta é de 48h úteis.
A Faculdade Focus oferece garantia incondicional de 7 (sete) dias para os seus cursos. Sendo assim, ao efetuar uma compra e se sentir insatisfeito com ela, você pode solicitar o cancelamento e reembolso dentro do prazo de garantia enviando e-mail para: sec.academica@faculdadefocus.com.br. O prazo de resposta é de 48h úteis.
Após o período de garantia, nenhuma despesa é reembolsável, da mesma forma que o não envio dos documentos necessários para matricula somente impedem a emissão do certificando, não ensejando o cancelamento da compra.
O cálculo da carga horária leva em conta que uma aula equivale a três horas. Isto porque são de 30 a 40 minutos de conteúdo denso, sem interrupções, que carece de pausas para anotações e de repetições de alguns trechos, mais uma apostila para leitura ou atividades extras e exercícios de fixação que são realizados após o término da aula.
Os cursos podem ser pagos por:
1) Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, Diners, ELO) em até 12x sem juros.
2) Pix.
3) Boleto Bancário Parcelado (Pagável em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas).
4) Boleto Bancário à vista (Pagável em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas).
Os cursos de extensão contemplam conteúdo em PDF e videoaulas, sendo especificado em cada curso e tópico, o tipo de recurso disponibilizado para o aluno.
Para ter acesso ao certificado do curso, você precisa, obrigatoriamente, ter acessado todos os conteúdos e ser aprovado na avaliação final com nota 7,0 ou superior. Logo ao final da avaliação, você terá como liberado o módulo posterior chamado "Certificado".
Lembre-se: para acessar o certificado, você deverá ter acessado todos os conteúdos do curso e ser aprovado na avaliação final.
Atividades complementares ou horas extracurriculares foram instituídas pelo Ministério de Educação como parte necessária nas grades curriculares dos cursos de graduação em todo Brasil. Tal medida foi adotada com o objetivo de complementar a formação dos estudantes universitários, proporcionando experiências ampliam e maximizem seus conhecimentos, além de proporcionar interação acadêmica.
Sim, em tese, você pode utilizar o certificado do curso de aperfeiçoamento em "Gestão de Negócios" para completar horas extracurriculares em curso de ensino superior ou preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa. O certificado vem assinado pelo Diretor Geral da Faculdade Focus.
Mas lembre-se, cada instituição possui critérios de validação dos certificados. Pensando nisso, incluímos o conteúdo programático abordado no certificado.